GUIA DO CABELO GRISALHO

21 Maio 2019

355137 859678 grisalho

 

Saiba como cuidar dos fios brancos

Os fios que perderam a coloração precisam de cuidados especiais por serem mais suscetíveis ao ressecamento, quebra e danos causados pela radiação ultravioleta, como o amarelamento.
 
O envelhecimento é um processo natural que ocorre com todas as pessoas e que vêm acompanhado de uma série de mudanças em nosso corpo, incluindo em nosso metabolismo, anatomia, pele e até mesmo cabelos, com o surgimento dos temidos fios brancos. “Surgindo geralmente entre 35 e 45 anos de idade em homens e mulheres, mas podendo aparecer até mesmo aos 20 dependendo da predisposição genética de cada pessoa, os fios brancos são causados pela queda da produção de melanina que ocorre naturalmente quando envelhecemos devido a um processo chamado de apoptose, ou seja, a morte dos melanócitos, células produtoras de melanina. Além disso, fatores como estresse, deficiências hormonais e nutricionais também podem contribuir para o surgimento precoce dos fios brancos”, explica a Dra. Mabe Gouveia, médica tricologista da Clínica Valéria Marcondes.
 
 
 
Logo, o aparecimento dos fios brancos é inevitável. Por isso, quando surgem, a melhor estratégia não é combatê-los e sim entender como tratá-los para que se mantenham saudáveis e bonitos, já que estes têm propriedades diferentes dos cabelos que ainda possuem cor. “A melanina que dá cor aos fios é importante para proteção direta e indireta das proteínas capilares. Sendo assim, o cabelo branco tende a sofrer mais com os efeitos nocivos da radiação UV, além de ser mais ressecado, mais poroso, com mais tendência a ficar amarelado e mais suscetível a ação dos radicais livres, exigindo assim maiores cuidados”, afirma a Dra. Mabe.
 
E, segundo a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, o primeiro e principal cuidado que devemos ter ao reparar no aparecimento dos fios grisalhos é não os arrancar. “Apesar de ser tentador, arrancar os fios brancos pode, em alguns casos, levar a uma inflamação da raiz do cabelo, causando danos ao folículo e, consequentemente, o afinamento do fio”, alerta. “Outro motivo para não arrancar os cabelos brancos, principalmente quando estão curtos, é o fato de que o ato pode causar traumas, cicatrizes e infecções que vão bloquear o folículo piloso, aumentando o risco de os pelos encravarem no futuro.” Além disso, arrancar os fios brancos não muda nada, já que o folículo piloso, que continuará no couro cabeludo, logo vai produzir outro fio no lugar.
 
Por isso, se você decidir assumir seus brancos, o primeiro passo é esperar. Isso por que não existem maneiras de tornar seu cabelo completamente grisalho do dia para a noite. Mas se você quer acelerar o processo, uma boa dica é apostar em um corte curto, o que evita o incômodo do contraste na cor e textura entre a raiz e as pontas enquanto os fios brancos estão crescendo. Entretanto, para quem quer manter as madeixas longas, a alternativa é visitar um cabeleireiro para ir ajustando o tom dos fios gradualmente até que os cabelos brancos se tornem maioria em sua cabeça.
 
Além disso, é importante você alterar um pouco a sua rotina de beleza para cuidar dos fios brancos, adicionando, por exemplo, o uso de shampoos e condicionadores violetas, que vão ajudar a manter seus cabelos brilhantes e a evitar o amarelamento causado pelo sol. “Porém, tome cuidado para não utilizar estes produtos em excesso, já que eles podem deixar seu cabelo oleoso, sem brilho e com uma coloração arroxeada. O melhor então é não arriscar e utilizá-los apenas uma vez por semana. Nos outros dias é importante que você utilize shampoos e condicionadores que contenham ativos de alta ação hidratante e antioxidante”, recomenda a dermatologista.
 
De acordo com a Dra. Mabe, outros cuidados importantes para se ter com os brancos tem relação com a hidratação e proteção da haste capilar para combater o ressecamento, o amarelamento e os danos causados pelo sol. “Para amenizar o ressecamento e a quebra, o ideal é realizar uma reconstrução capilar através de hidratações semanais com máscaras concentradas. Já para proteção contra os raios UV é necessário o uso de produtos capilares com FPS, além de chapéus com proteção UV, óleos e brumas”, completa.
 
“Porém, se os fios brancos começaram a aparecer e você ainda não quer assumi-los não é necessário mudar sua rotina de beleza com os cabelos. Já com relação a coloração para cobrir os grisalhos, o ideal é que seja feita quando seu cabelo está cerca de 30% branco”, destaca a Dra. Valéria Marcondes. Depois, se decidir por cobrir os brancos, é fundamental escolher o tipo correto de tinta. Se seus cabelos já estão predominantemente brancos, a coloração permanente é a ideal. Já se você conta com uma quantidade menor de fios grisalhos, a coloração semipermanente já é o suficiente. Mas é importante ressaltar que ambas as opções têm os seus problemas. Enquanto a tinta permanente irá deixar uma linha mais distinta quando seus cabelos estiverem crescendo, a tinta semipermanente vai sair aos poucos quando seus cabelos forem lavados e logo não vai mais cobrir os brancos tão bem. Outra alternativa então é fazer uma balayage, o que vai camuflar os fios brancos e fazer com que pareçam luzes, tornando o visual do cabelo mais natural.
 
“Por fim, é importante lembrar que assumir os cabelos brancos ou não é uma escolha sua. Apenas saiba que você tem opções, afinal, ao contrário do que pensam, é possível sim que os fios brancos cresçam saudáveis, bonitos e com aparência chique”, finaliza a Dra. Mabe Gouveia.
 
Fonte: Dra. Valéria Marcondes www.valeriamarcondes.com.br
 
Dra. Mabe Gouveia, médica tricologista da Clínica Valéria Marcondes
 
 
 
 
cabelos-grisalhos-6-maio1

Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Posts Relacionados

Mais Recentes

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: