CACHAÇAS ARTESANAIS E DELÍCIAS DA CULINÁRIA PARAENSE

07 Março 2019

 

chef amaral4

 

CHEF EDUARDO AMARAL REVELA COMO COMBINAR

 

A versatilidade dos sabores típicos do Pará é indiscutível, e serve para composição de vários preparos de alimentos e até bebidas. Pensando na valorização da matéria prima da maior floresta tropical do mundo, a Daju Artesanal desenvolveu cachaças artesanais nos sabores açaí, jambu, cupuaçu e pimenta.

 “As cachaças artesanais são consideradas exclusivas uma vez que mesclam a destilação do caldo de cana de açúcar fermentado com a adição de frutas, folhas ou ervas da Amazônia, proporcionando uma experiência única em sabores e aromas”, revela Júlia Bentes engenheira química e produtora das bebidas Daju Artesanal.

Os sabores da Amazônia já não são mais restritos ao Brasil, e possuem admiradores espalhados por todo o mundo. De acordo com o chef Eduardo Amaral, que detém ampla expertise em harmonização de bebidas artesanais, a combinação entre cachaças e alimentos  podem seguir a mesma linha de vinhos e outras bebidas. “Cachaças de sabor intenso combinam com pratos de sabor da mesma intensidade. Já as cachaças com sabores mais suaves harmonizam com alimentos mais leves”, explica.

De fato a localização geográfica de Belém do Pará é privilegiada em vários aspectos e, hoje, é destaque no quesito paladar. Conhecida pelo forte caráter nativo brasileiro, incluindo raízes, folhas, frutos e sementes que são encontradas em abundância, fatores despertam interesses de especialistas em gastronomia.

Para quebrar tabus sobre harmonização entre cachaças e petiscos, o chef Eduardo faz sugestões interessantes de combinações entre receitas leves de petiscos. Ele garante que os encontros entre as cachaças e os alimentos são capazes de promover uma verdadeira explosão de sabores. 

 

 

 

chef amaral2

Cachaça de Cupuaçú

A mística desta cachaça começa pelo sabor que apesar de azedo, é muito suave. Porém, o processo de destilação a torna adocicada e leve, o que proporciona sessões de degustação e harmoniza perfeitamente com o o peixe popularmente conhecido com Filhote, considerado um nobre da culinária Amazônica. Além disso, é considerado extremamente suculento.

 

 

 

chef amaral1

Cachaça de Açaí

O diferencial desta cachaça está no frescor e na concentração do sabor do açaí, que deixa a bebida marcante. Ao harmonizar com o peixe dourada (precisa ser frita).  A crocância e sabor delicado do peixe é o casamento perfeito com a cachaça de açaí.

 

 

 chef amaral3

Cachaça de Jambu

Quase indescritível é o sabor da cachaça de jambu, mas prevalece a sensação de dormência que toma conta da boca, e ao mesmo tempo consegue ser suave e saborosa com um leve salgado. O camarão no bafo ao preparado com limão consegue extrair a função cítrica. A junção desses sabores ao combinar com a cachaça de jambu, causa uma espécie de salivação. Sensação considerada uma verdadeira explosão de sabores.

 

 

 chef amaral5

Cachaça de Pimenta de Moça

Considerado peculiar, a cachaça de pimenta é capaz de agradar os paladares mais apurados. O álcool da cachaça consegue extrair o ardor da pimenta, e ainda, gerar sabores deliciosos. Por ter um sabor marcante e predominante da pimenta, a cachaça harmoniza de forma singular com o peixe Pirarucú, um dos maiores peixes de águas doces do mundo, com carne suave, macia e sabor único.

 

 

Dica do Chef Eduardo Amaral

“Outra aguardente que pode ser harmonizada com o peixe Pirarucú, é a famosa Cachaça do Índio, uma vez que os ingredientes predominantes na bebida são gengibre, milho, caldo de cana e rapadura. A mistura agridoce realça o contraste com o salgado”, explica o chef.

As cachaças possuem 38% de volume alcoólico. Os processos aplicados para produção de bebidas, como a apuração, saborização e engarrafamento que são feitas de forma artesanal para valorizar a essência e sabor da bebida.

“Essas características suaves e marcantes presentes nas cachaças as tornam propícias para acompanhar vários tipos de aperitivos”, conclui Amaral.

 

 

 

 

 


Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Posts Relacionados

Mais Recentes

Estilo de rua

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: