MARIANA CREGO ASSINA CASA SUSTENTÁVEL NA CASACOR 2017

25 Maio 2017

MARIANA CREGO42

 

Tailândia e espiritualidade servem de inspiração para o espaço da profissional durante a mostra.



A jovem arquiteta, reconhecida por seu engajamento e preocupação com o meio ambiente e bem estar, foi convidada a assinar a ‘Casa Sustentável’, ambiente de 63m²,  da 31ª edição da CASACOR São Paulo. O evento acontece de 23 de maio a 23 de julho, no Jockey Club, em São Paulo. 

Seu projeto atende todas as 14 categorias da certificação AQUA-HQE, selo de sustentabilidade emitido pela Fundação Vanzolini, primeira e principal certificadora da construção civil no Brasil, e Cerway, organismo certificador francês, com consultoria da Inovatech. “Fomos analisados desde a fase de obra, projeto da construção e projeto de interiores. A construção como um todo foi certificada”, conta Mariana. A profissional já havia sido agraciada com este selo, foi a primeira arquiteta a receber o atestado piloto deste processo, pelo seu projeto na edição anterior da mostra, em 2016.  

 

 

MARIANA CREGO52 



A ideia da ‘Casa Sustentável’ surgiu após uma viagem que a profissional fez à Tailândia. A cultura local chamou a atenção da arquiteta, tanto pela espiritualidade, quanto pelo contato com a natureza e atenção aos detalhes. Paisagens, madeiras entalhadas, mistura de elementos, cores, uso de metais, enfim, um conjunto de inspirações do lugar, motivou Mariana, bem como o povo delicado, discreto, receptivo e as flores presentes por todos os cantos. 

Mariana partiu para a pesquisa de materiais para definir qual filosofia sustentável seguiria. Ela optou pela madeira de reflorestamento como método construtivo, matéria-prima em abundância no Brasil e que, segundo a profissional, pouco utilizada por aqui. “A maioria das pessoas enxerga a madeira como algo frágil, facilitador de incêndios e insetos. Na verdade, não é nada disso. Ela é extremamente resistente, e pré-fabricada, possibilita a montagem da casa em poucos dias”, explica Mariana Crego.

Além disso, a arquiteta quis aproveitar o espaço para discutir a importância da preocupação com o processo químico dos materiais – de onde vieram, como foram extraídos, para onde vão. Importante também pontuar que uma casa sustentável não precisa adotar o estereótipo ‘hippie’ mas ao seguir as normas corretas, a sustentabilidade pode se adaptar ao estilo e gosto de qualquer morador. 

 

 

MARIANA CREGO22



Depois desta etapa, Mariana criou um espaço envidraçado, para trazer a natureza do lado externo para o interno, promovendo uma imersão no campo. Outra peça importante da estrutura da casa foi o uso de muxarabis, elemento que mescla arquitetura contemporânea e conta com desenhos tailandeses, e, consequentemente, serve de proteção solar. Ainda nesta vertente de trazer o fora para dentro, foi feita uma varanda com pergolado, onde as vigas atravessam a casa, criando um jardim e espalhando sensação de paz pela morada. 

A faixa de vidro divide o módulo do quarto com a sala, criando volumetria na arquitetura e mostrando que a habitação pode ser modulada: o dormitório pode ser destacado e o projeto ampliado. “A ideia é compor várias dessas casas em diferentes posições, para criar desde algo pequeno, até uma construção grande, ou como eu ensaiei nos desenhos, compor uma vila resort com seus pergolados e varandas se encontrando.”, conta Mariana, que adicionou o beiral para proteger as estruturas de madeira e proteger do sol.

A sala de jantar fica alocada na varanda, uma forma de brincar com os espaços e mostrar o cômodo grande, mesmo em uma morada pequena. A arquiteta escolheu móveis que misturam elementos e cores como veludos, madeiras, metais, prata, azul, dourado, verde, branco, uma verdadeira viagem do clássico ao étnico.

Para a parte técnica atender as categorias da certificação AQUA e assim obter o selo sustentável, Mariana garantiu a proteção solar das fachadas pelos muxarabis, beirais, vegetação, prateleira interna/ light shelv e inseriu um sistema de reaproveitamento de água de chuva, placas fotovoltaicas, película solar, horta de plantas nativas e não alergênicas, ventilação cruzada entre as quatro fachadas por meio de basculantes superiores, caixilharia de PVC para melhor isolamento acústico, vidros refletivos para evitar entrada de calor, piso drenante ao redor da casa e espaço para bicicleta e carro elétrico. Os pisos, lâmpadas de Led, eletrodomésticos certificados completam os matérias utilizados. 

 

 

MARIANA CREGO72



Outro cuidado foi a escolha de empresas comprometidas com o meio ambiente, que possuem destino para os resíduos de obra, com o reaproveitamento do máximo possível, além da conscientização de toda a equipe envolvida no projeto, desde as que extraíram a matéria prima, até as que habitarão o espaço. 

Pelo teto da sala, cordões de luz irregulares em uma rede foram inspirados em um céu de vagalumes. Vidrinhos com velinhas e flores por todos os lados, remetem aos detalhes e cuidados tailandeses. A mistura de estilos dos móveis fazem uma miscelânea em um espaço livre, permitindo diversas composições e estilos. Destaque para as borboletas, artes nas paredes que refletem de maneira abstrata o interesse da profissional com o mundo animal.  

 

 

MARIANA CREGO32 



Fornecedores: 

- Construtora Crego Painceira - Execução e patrocínio
- Ita - fornecedor da estrutura de madeira 
- Crosslam - fornecedor paredes e lajes de madeira 
- Insert engenharia - desenho técnico
- Instaladora Solar - placas fotovoltaicas e aquecedor solar 
- Sunew - película fotovoltaica 
- EAS engenharia - suportes dos muxarabis 
- Mentha - muxarabis 
- Cleber Flores - plantas 
- Oriente - instalações elétricas e hidráulicas 
- Flagon - escada deslizante 
- Lepri
- Portobello
-Severino vidros 
- Divinal - vidros 
- Ebl - caixilhos de pvc 
- Ateliê Viviane Catelan - cortinas 
- Intercity - pisos drenantes
- Cobertura plana - manta impermeável para telhado 
- Elettromec
- Ornare
- Renault 
- RC pisos - gesso 
- Conceição Blanco Velas - vidrinhos e velinhas 
- 6f decorações - móveis 
- Maria Haller - arranjos de flores 
- Sanchez Light Store - lâmpadas 
- Dekton
- Marmoraria Soncini - recorte do Dekton 
- Dormire - colchão 
- Mmartan
- Deca
- Arte exata - tapeçaria puffs e sofá 
- ByKaju - arte nas paredes 
- Galeria Chroma - Quadros 
- Bartl Jóias - Quadro
- Entreposto

 

 

MARIANA CREGO12



Studio Mariana Crego

Rua Estado Unidos, 367 – Jardim Europa
Tel. 11 94495-4699 – Atendimento com hora marcada
studio@marianacrego.com.br
www.marianacrego.com.br



CASACOR

Período: de 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a quinta, das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h30
Domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775 – Cidade Jardim

Fotos: 
​​
Salvador Cordaro

Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Comentário

Instagram

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: