TODOS ARQUITETURA APRESENTA “ESTÚDIO DO NÔMADE” NA CASA COR SÃO PAULO 2017

25 Maio 2017

 

TODOS ARQUITETURA62

 

 

Baseado num estilo ‘on the road’ e marginal chic, espaço mistura peças de design e arte com materiais sensoriais e cheios de histórias

Todos Arquitetura, escritório comandado pelos arquitetos Fabio Mota, Lais Delbianco e Mauricio Arruda, assina o “Estúdio do Nômade”, voltado a um morador nômade urbano e viajante do mundo, na 31ª edição da Casa Cor São Paulo, maior mostra de decoração das Américas, que acontece de 23 de maio a 23 de julho, no Jóquei Clube de São Paulo. Inspirado por uma paleta cromática natural baseada num estilo on the road e marginal chic, que se apropria de códigos outdoors para espaços internos, o espaço conta com um mix de peças de design e arte com materiais sensoriais e cheios de histórias.

Para construir o perfil do morador, o grupo teve acesso ao material “Inspirations”, estudo realizado pela PeclersParis, empresa parceira dos arquitetos, cuja missão é prever tendências por meio de um vasto estudo comportamental e dessa forma auxiliar na criação de projetos e produtos consistentes, que pontuou quatro highlights para o outono e inverno 2018/2019: paranormal, pioneiro, espécime e libertação.

 

 

TODOS ARQUITETURA152



No projeto de 90m², a Todos Arquitetura utilizou as inspirações do território “pioneiro”, uma resposta aos desafios sociais econômicos e políticos enfrentados nos dias atuais. O ‘Estúdio do Nômade’ tem um estilo marginal, no sentido da liberdade, da busca por se reconectar consigo mesmo e com o planeta que esta à sua volta. Essa reconexão deu resultado a esta unidade de habitação que é um refúgio, um ninho moderno. Ao mesmo, o ambiente reflete um jeito nômade de morar. Seu trabalho é aqui, mas ir e voltar são a sua rotina. Sendo assim, os profissionais buscaram criar um espaço flexível para dar conta das atividades do dia-a-dia: cozinhar, dormir, receber os amigos, fazer as refeições, armazenar roupas e objetos e higiene pessoal.

A paleta cromática tem dois tons que expressam essa atitude. Primeiro o azul esverdeado Joia da Coroa, da Coral, conhecido como teal, cor de muita profundidade, noturna, que pode remeter à uma pedra ou uma floresta ao anoitecer e representa a ligação do morador com a natureza. O segundo nuance de cor define o espírito aventureiro, que ora lembra a mostarda ou a cúrcuma, ora uma lona ou um metal envelhecido, chamada de Vaso de Bronze, também da Coral. Essas duas tonalidades associadas a outras cores e materiais mais neutros e naturais como a madeira, o cimento, o branco e o cinza, criam um ambiente predominantemente masculino, com essência rudimentar chic, mas criativo e inovador, apesar de evocar antigas culturas.

Por estar abaixo da arquibancada do Jóquei Clube, o local tem uma estrutura incomum. O teto curvo é um estuque original do prédio que foi todo restaurado durante a obra e nele nada foi fixado para manter sua integridade física. Para valorizar o pé-direito, foi criada uma linha de cor que se interrompe a 2,3m do piso. Além desse ponto, foi mantido todo o acabamento branco instituindo uma atmosfera de alcova, ninho, refúgio. No corredor largo, os arquitetos organizaram uma área de jardinagem e sala de banho em espaço aberto.

 

 

TODOS ARQUITETURA92



No entanto, a moradia não está dividida por ambientes. Suas zonas sugerem atividades que por vezes se sobrepõem. Cozinhar e receber, receber e dormir, armazenar e trabalhar, e assim por diante. Dessa forma, tanto o conceito de layout quanto todos os móveis dão a ideia de flexibilidade espacial: um espaço que poderia facilmente ser transportado para outro local. A cozinha “solta” tem um aspecto tecnológico, graças ao grafite monolítico que define uma unidade de alimentação.

As estantes da entrada e os armários fechados com acabamento natural e tingido em vermelho, usado como áreas de armazenagem, foram desenhados, em 1974, pelo arquiteto italiano Enzo Mari, e fazem parte do livro Autoprogettazione, projeto que propõe a autoconstrução de mobiliário, o ‘faça você mesmo’, por meio de técnicas, materiais e equipamentos simples. Seu objetivo era influenciar o consumidor a ver o processo produtivo com o olhar crítico de quem produz. Ainda hoje podem ser reproduzidos, mas não comercializados. Os desenhos contam com uma linguagem outdoor e intuitiva que lembram cabanas de estilo on the road.

A preocupação com a sustentabilidade está constantemente presente no próprio perfil do morador que, conectado com zeitgest, espírito de sua época, busca uma reconexão com a natureza em um sentido que ultrapassa o uso de materiais ecologicamente conscientes. Essa consciência aparece de maneira mais literal no piso de concreto reciclado, tecido sustentável que reveste o sofá e um grande uso de mobiliário vintage. 

Dobradas ou retas, as linhas de aço preto se espalham por todo o ambiente em diversos móveis, proporcionando desenhos geométricos e minimalistas. Elas estão presentes na poltrona de Lina Bo Bardi, na chaise longue de Carlo Hauner & Martin Eisler, nas mesas do Estudio Rain, nas cadeiras de jantar de Felipe Protti para Prototype, além da parede de ladrilhos desenhados por Mauricio Arruda para a fábrica Ladrilar. O mix de peças contemporâneas e vintages sugerem funcionalidade e conforto, essenciais a alcova do morador que busca segurança ao voltar ao seu esconderijo. 

O ambiente ainda conta com sofá de Guilherme Wentz, poltonas Jella Joungerius e Willy Guhl, mesa lateral de Jorge Zalszupin e jantar de Sergio Rodrigues, banco em aço de Zanine de Zanine e, por fim, luminárias de Noemi Saga, Isamu Noguchi, George Nelson e Achile Castiglioni. Mistura de estilos, culturas e lembranças de viagem estão presentes nas obras de arte em quase todos suportes possíveis. Fotos de viagem à África, de Christian Cravo, escultura de Amalia Giacomini, tapeçaria e pintura de Genaro e grafite do Speto. Além de peças de arte primitivo-intuitivas, de Getulio e Julio Villani.

 

 

TODOS ARQUITETURA172 



É na área externa que o limite entre cidade e natureza está mais visível. No local, o nômade tem uma pequena sala de banho-jardim, a céu aberto, onde a luz natural e a e a madeira são protagonistas. Muito além de um projeto paisagístico estético, a massa verde utilizada busca uma dissolução do limite entre natureza e urbano. Ainda há uma bancada para trabalhar com as plantas, umas das atividades de maior interesse do residente. Além da contemplação, esse contato direto com o paisagismo gera conhecimento maior da natureza e de sua utilidade e importância no dia a dia do morador. Tal reconhecimento é traduzido tanto pelos elementos verdes, quanto pela sustentabilidade afetiva do projeto, identificada nos diversos objetos que contam histórias, viagens e momentos, perdendo a essência de meros objetos descartáveis, se tornando verdadeiros fragmentos de memórias.

 

 

TODOS ARQUITETURA12 



Fornecedores: 

1. Concresteel
2. Ladrilar
3. Oca Brasil
4. Plantario
5. Tintas Coral
6. Bertolucci
7. Vitra
8. Feira
9. Herman Miller
10. Estudio Bola
11. Casa Diária
12. Gustavo Bittencourt
13. Srta. Galante
14. Carbono Design
15. Nicole Toldi
16. Loja Teo
17. Leicht
18. Prototype
19. Brastemp
20. Deca


21. Maria Joaquina Marcenaria
22. Phenicia Concept
23. Fernando Jaeger
24. Estudio Rain
25. Vela Bikes
26. Estúdio Paulo Alves
27. il Casa Lingo
28. Cosi Home
29. On light
30. Lemca
31. Flô Atelie Botânico
32. Verniz
33. Le Creuset
34. Real HT Som
35. RCD Peliculas
36. Yamamura
37. Galeria Estação
38. Speto
39. Marcenaria Barauna
40. Mekal
41. Cara de Casa
42. MMartan
43. DPOT Objeto
44.Galeria Lume
45. Passado Compost

​​

46. Promaflex Industrial
47. VPR Engenharia
48.Capricho Molduras
49. Urban Arts
50. Apartamento 61
51. Noemi Saga Atelier
52. FAS Iluminação
53. Christian Cravo
54. Arquivo Contemporâneo
55. Severino Vidros
57. Tok Stok
58. Santa Luzia Molduras

 

CASACOR

Período: de 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a quinta, das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h30
Domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775 – Cidade Jardim



Fotos: Lufe Gomes

 

 

Galeria de Imagens


Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Comentário

Instagram

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: