CRIOLIPÓLISE DE A A Z

29 Agosto 2017
 
criolipose11
 
 
 
Conheça todos os detalhes do tratamento estético que está fazendo a cabeça e a cintura das brasileiras
 
Que o brasileiro é vaidoso todo mundo sabe, e a busca pelo corpo perfeito tem aumentado a procura por tratamentos estéticos. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2016, o Brasil foi o segundo país com maior número de procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos realizados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
 
Como fonte de informação a respeito dos procedimentos disponíveis para cada tipo de “imperfeição”, a maiorias das pessoas procura a internet ao invés de buscar um especialista no assunto. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, 26% dos brasileiros afirmaram usar a internet como principal meio de comunicação para obter informações. Por isso, o ambiente online tornou-se uma grande enciclopédia sobre o tema, mas na maioria das vezes, as informações fornecidas são generalizadas e não levam em consideração as peculiaridades de cada paciente.
 
 
Com a criolipólise não é diferente, há quem diga, por exemplo, que o tratamento pode ser realizado em uma clínica de estética, quando na verdade, deve ser indicado por um dermatologista e realizado em consultório. Para acabar de vez com as dúvidas e mitos sobre o procedimento que tem conquistado os brasileiros, a Dra. Luciana Lourenço (CRMsp-82887), Professora Doutora em dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclarece as principais dúvidas sobre a criolipólise. Confira!
 
 
 
 
criolipose21
 
 
 
 
P: O que é criolipólise e como funciona?
Dra. Luciana Lourenço: Há pouco mais de 15 anos, dois pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard avaliaram que por meio da exposição do tecido adiposo subcutâneo às baixas temperaturas, a gordura é congelada e o tecido ao redor é preservado, dessa forma, criaram a tecnologia Criolipólise®, que é utilizada para o uso estético no combate da gordura localizada, mas ao contrário de procedimentos com o mesmo objetivo, não é invasiva.
 
 
P: Como o frio acaba com a gordura e preserva a pele?
Dra. Luciana Lourenço: O procedimento se aproveita da suscetibilidade ao frio que as células de gordura têm em relação as células ricas em água, ou seja, enquanto a pele congela e pode sofrer queimadura a zero graus, a gordura cristaliza a uma temperatura superior. Sabendo disso, o CoolSculpting, único procedimento estético a utilizar a tecnologia desenvolvida em Harvard, faz uso de mantas de gel que tornam o resfriamento da região controlado e uniforme, chamados gelpads. Dessa forma, há um controle sobre o resfriamento da área e apenas as células de gordura são cristalizadas enquanto a epiderme é preservada.
 
 
 
 
criolipose31
 
 
 
 
P: O que acontece com as células de gordura após a cristalização?
Dra. Luciana Lourenço: A cristalização dessas células promove o processo de apoptose, ou seja, a morte, absorção e eliminação pelo organismo.
 
 
P: A eliminação das células de gordura sobrecarrega o organismo?
Dra. Luciana Lourenço: De forma alguma. O processo de eliminação das células de gordura é o mesmo que acontece com todas as células que morrem em nosso organismo, portanto o corpo está acostumado e nenhum órgão é sobrecarregado.
 
 
P: O procedimento realmente funciona?
Dra. Luciana Lourenço: Sim, se realizado da forma adequada, o procedimento é eficaz. O resultado varia de organismo para organismo e pode levar até 3 meses para se concretizar.
 
 
P: O que acontece se o paciente ganhar peso?
Dra. Luciana Lourenço: É importante ressaltar que o CoolSculpting é indicado apenas para a gordura superficial. O procedimento não atua sobre a gordura visceral, que se encontra ao redor dos órgãos. Quando engordamos ou emagrecemos, as células de gordura não se multiplicam, na verdade elas incham e desincham. O que a Criolipólise faz é eliminar o número de células em certa região do corpo, dessa forma, ao engordar, o acúmulo será mais distribuído pelo corpo nas células de gordura restantes. Vale lembrar que o procedimento não é indicado para a perda de peso e que a perda de gordura localizada não implica na diminuição dos números na balança.
 
 
 
 
criolipose41
 
 
 
 
P: Quais os principais pontos de atenção para alguém que deseja fazer a criolipólise?
 
Dra. Luciana Lourenço: Antes de decidir por um ou outro procedimento estético, é necessário consultar um médico para saber se há alguma restrição e se o paciente está apto a recebê-lo. No caso da Criolipólise, embora seja um procedimento não invasivo, deve ser indicado e realizado por um médico como um dermatologista ou cirurgião plástico em consultório. Vale lembrar que qualquer tratamento estético oferece riscos quando não realizados por um médico especialista. O paciente deve procurar saber qual equipamento está sendo utilizado, o CoolSculpting é o único tratamento aprovado e liberado pelo FDA, órgão regulatório americano, e pela ANVISA.
 
 
 
 
 

Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Comentário

Instagram

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: