SILVIA BLUMBERG COMEMORA 5 ANOS DE GRIFE NO FÓRUM IPANEMA

27 Novembro 2017

 

 

 

SILVIA 11

 

 

A designer de joias Silvia Blumberg comemora cinco anos de sua loja no Fórum de Ipanema com lançamento de nova coleção, com coquetel e desfile, no dia 28, a partir das 16h30, no segundo piso da galeria. As peças da nova linha foram produzidas em parceria com o estilista Xico Gonçalves e misturam resíduos de couro com pedras preciosas, ouro e prata. Silvia é conhecida por suas produções sustentáveis exclusivas e originais, que trazem materiais reciclados como pó de madeira e raspas de tijolo em suas composições.

 

Antes de começar a trabalhar com criações sustentáveis, Silvia já desenhava joias, sempre utilizando a brasilidade a favor de sua arte. A designer ganhou diversos prêmios na área do design, participou da FENINJER (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins), e teve suas joias importadas para países como Estados Unidos, Canadá, Panamá e Israel. Em 2005 e 2006, participou do curso de Moda e Gestão ministrado em parceria entre a AZOV e a UniverCidade, onde desenvolveu ainda mais suas habilidades com grandes nomes como Lu Catoira (fundadora do Senai Cetiqt) e Paula Acioli (Coordenadora de Moda da FGV). 

 

SILVIA 41

 

 

O seu trabalho sustentável teve início em 2008, logo após a ocorrência das enchentes que castigaram Santa Catarina, região Sul do país. A destruição e o desamparo da população tocaram a designer e fizeram nascer nela o desejo de produzir um trabalho mais sustentável, com mais respeito à natureza. Silvia começou a estudar o meio ambiente e introduzir materiais que seriam descartados em suas criações. Sua primeira experimentação foi com resíduos da construção civil, como cimento e raspas de tijolo. Depois passou a incorporar elementos da própria natureza, como bagaço de cana, asas de besouros, pedaços de chifres – todos recolhidos de forma natural, no solo. A própria prata que utiliza nas peças é fruto de reciclagem de radiografias.

 

A linha descartável de Silvia recebeu prêmios, rendeu convites para feiras e eventos, além da aparição de suas joias em programas de televisão de diversas emissoras. 

 

SILVIA 21

As joias desenhadas por Silvia Blumberg não lembram em nada produtos artesanais, pelo contrário. As joias possuem design arrojado, contemporâneo e elegante, com curvas, ângulos, e formas elaborados, combinados com pedras incrustadas,  que se tornam um diferencial em suas coleções ecológicas. São anéis com detalhes em cimento tingido, brincos coloridos por sumos de vegetais, braceletes com areia da praia, colares com pó de madeira - os materiais mais inusitados – e descartáveis – ganham vida nas mãos da designer.

 

Por conta de seu trabalho diferenciado, Silvia Blumberg recebeu diversos prêmios e convites para participações em eventos nacionais e internacionais. Em 2001 foi finalista nas Américas do American Facet Award – concurso promovido pela Signity – e ficou entre as 20 joias mais belas, em 2002 ganhou o segundo lugar no Prêmio IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais) com o colar Mata Atlântica, na categoria Joias Artesanais, em 2012 recebeu do Sebrae o prêmio de Brasilidade e Sustentabilidade, entregue durante o Fashion Rio como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com produtos com menor impacto ambiental e em 2014 participou do Encontro Latino Americano de Design, na Universidade de Palermo, em Buenos Aires. No mesmo ano foi incluída no comitê da moda da América Latina.

 

SILVIA 31

 


Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Posts Relacionados

Mais Recentes

Estilo de rua

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: