CORRIDA DE CAVALOS MAIS FAMOSA DA ITÁLIA AGITA SIENA

13 Agosto 2019

acervo-pessoal-italia01

 

 

Evento mais importante na região acontece até 16 de agosto.

 

O Palio de Siena é uma das corridas de cavalos mais famosa do mundo e, sem dúvida, o mais importante para a população de Siena.

Acontece duas vezes ao ano, em 2 de julho e 16 de agosto e não é um evento realizado “para turista ver”, mas uma festa realmente muito tradicional e amada pelos sienenses. É a mais pura demonstração dos costumes da cidade.

O Palio é uma festa medieval, na qual vários bairros (contrade) da cidade de Siena se desafiam em uma corrida de cavalos apaixonada, no coração da cidade: a Piazza del Campo.

 

 

acervo-pessoal-italia02

 

 

Nestas ocasiões, a Piazza del Campo é coberta de terra e um anel ao redor da praça será a pista destinada para a corrida.

O Palio acontece durante 4 dias, com vários eventos e festas, porém, a corrida em si não é longa, são somente 3 voltas ao redor da praça, de aproximadamente 1 Km cada uma.

No dia da corrida, a cidade vive uma euforia: bandeirinhas coloridas, multidões animadas, moradores com roupas medievas e muitos turistas, que acabam sentindo o mesmo frio na barriga que os participantes.

“As origens do Palio estão em um passado distante. Alguns registros históricos indicam corridas de cavalos em Siena já desde século XI. É uma beleza enorme ver como a tradição é marcada na vida das pessoas, desde o nascimento. Os sienenses são bem participativos tanto na organização, como na corrida em si”, explica Ana Grassi, Travel Designer especialista em Itália.

Embora o Palio seja um evento gratuito, muitas pessoas, agências e donos de coberturas com vista privilegiada vendem ingressos para quem quer um bom lugar. “A dica que sempre dou é: se não quiser pagar para assistir o Palio, chegue bem cedo para garantir um lugar no centro da praça, que fica lotada”, indica Grassi.

 

 

acervo-pessoal-italia03

 

 

 

Se quiser explorar melhor o centro histórico da cidade, você pode conhecer as principais atrações a pé. No fundo da Piazza del Campo está a Torre del Mangia (102 metros), símbolo do poder civil de Siena que foi construída em sua época áurea, quando a cidade ainda lutava contra o domínio de Florença. A torre está colocada na parte mais baixa da praça, mas consegue dominar de um modo tão desconcertante a paisagem que parece que foi colocada sobre uma colina.

Existem outros edifícios de grande importância arquitetônica na praça, entre eles o Palazzo Pubblico, construído entre os séculos XIII e XIV para acolher os Nove Senhores que governavam a República de Siena.

Hoje o edifício é sede do Museu Cívico, que possui obras importantes de artistas locais. A Cappella del Palazzo é toda afrescada com passagens da vida de Nossa Senhora: a Anunciação, a morte da Virgem, a dor dos apóstolos, o funeral da Virgem e sua Ascensão.

 

 

 

acervo-pessoal-italia04

 

 

 

Do lado oposto ao Palazzo Pubblico está a Fonte Gaia (1409-1419), feita em mármore com esculturas de Nossa Senhora circundada das virtudes, a criação de Adão e sua expulsão do Paraíso.

“Construída onde antigamente se situava o templo pagão dedicado a Minerva, a catedral de Siena, ou Duomo, é uma das igrejas mais bonitas que eu já entrei”, conta Ana.

 

 

 

acervo-pessoal-italia07

 

 

 

Onde comer
Contrariando a dica de se afastar de praças muito turísticas para comer bem, o La Mossa é uma tratoria interessante, bem na entrada da Piazza del Campo, que oferece pratos da culinária local a preços convidativos. Nada muito especial, mas com um bom custo-benefício.
Para algo especial, escolha a Trattoria Le Logge, a 400 metros da Piazza del Campo, casa é frequentada por celebridades e vips italianos e a comida é ótima.

 

Credito imagens: Acervo pessoal

Ana Grassi Travel Designer
Mais informações: www.anagrassi.com.br
Instagram: @anagrassi_traveldesigner

 


Sigam @pautadeluxo no Instagram  

Compartilhar

Posts Relacionados

Mais Recentes

siga-nos

Receba novidades e promoções por e-mail: